Don't Talk to Strangers

Thursday, October 28, 2004

Propaganda & Política

Bem já dizia o mestre em marketing político Cid Pacheco: "Política se faz no gabinete, em eleição nós fazemos campanha". Ao contrário do que se imagina, a política é apenas um aspecto satélite no processo eleitoral. O que importa é o candidato e sua imagem, na qual, entre muitos, estão inseridos conceitos como liderança, apresentação estética, confiabilidade e carisma.
Essa realidade nunca esteve tão evidente quanto no atual momento do cenário político internacional.

Há cerca de dois anos, o Brasil conduzia à presidência de sua república, um homem por várias vezes rechaçado pela sociedade, discriminado por sua aparência, sua pouca instrução e radicalismo. No entanto, o homem que apareceu no último pleito eleitoral era otimista, comedido, muito bem vestido, articulado e bem preparado, sem jamais perder suas raízes de militância na classe operária. Os esforços de comunicação foram canalizados no sentido de mostrar o lado positivo das coisas - "Lula não é um analfabeto, ele é um homem do povo"...

Cora Ronai, colunista do jornal O Globo, chegou a levantar, em seu artigo "Carta aberta para Duda Mendonça", o questionamento: votamos em nossos candidatos ou em seus marketeiros? As atuais eleições para prefeitos em todo o Brasil vem mostrando que essa realidade se afirma cada vez mais. A grande preocupação é: até onde deve ir o papel do assessor de marketing, ou melhor, onde deve se encerrar os serviços prestados pelos profissionais dessa área no ramo da política?

Duda Mendonça se tornou assessor pessoal do presidente Lula - até aí, tudo bem, todo mundo tem direito ao seu "Personal Stylist" - mas daí a se tornar assessor da presidência, vai um longo caminho. O caso mais escancarado conta que o presidente consultou o nobre publicitário - acostumado a conflitos mais sangrentos, como os das rinhas de galo - a respeito de qual seria a atitude mais acertada a se tomar quanto ao escândalo que envovia o nome do chefe da Casa Civíl, José Dirceu. Ué... justo o PT, justo o Lula se preocupando mais com a imagem do que com a política? Maquiar ao invés de resolver? Publicitário, articulador político ou as duas coisas?

O circo está montado há muito tempo e ele nunca esteve tão visível.