Don't Talk to Strangers

Wednesday, October 27, 2004

Questão de respeito

Estou ouvindo o cd novo do Megadeth (The System has Failed). Antes de continuar, é importante contextualizar a coisa. Conheço Megadeth desde o início da minha adolescência - aquela fase em que a gente começa a conhecer e se aprofundar no rock and roll, assumir signos de rebeldia, os caralho a 4 e acha que é maneiro - e sempre achei uma grande bosta. A voz do Dave Mustaine, apesar de neguinho dizer que é estilo vocal, é muito merda.

Pra ter uma idéia, certa vez estive num show dos caras (evidentemente, não estava lá para vê-los tocar, além deles ainda teria shows do Queensrÿche e Whitesnake) e, enquanto aquele bando de cabeludos pulava e batia cabeça na frente do palco, eu permanecia sentado no fundo e chão do então Metropolitan, entediado, batendo papo com duas amigas. Não aguentava mais aquela merda.

Mas voltando... então, estou ouvindo o cd novo deles. Até tem alguma coisa que se aproveite, não vou dizer que é uma merda total, vou dizer que eu ainda não gosto. Ao mesmo tempo, é impossível não reconhecer a técnica e a competência dos caras dentro de seu estilo, que, juntas, resultam em músicas relativamente complexas e bem construídas (ao contrário dos famosos 3 acordes do Punk Rock/ Hard Core). Os caras ganharam meu respeito ainda por um lance que anda raro nos tempos mais recentes: apesar de ser um estilo "desgastado" para a grande indústria, os caras seguem fazendo o velho Speed Metal cru, sem flertar com as novas tecnologias e influências da última menina dos olhos da indústria: o New Metal. Nada de loops, DJ's ou qualquer merda do gênero.

Sigo não gostando, mas ao menos agora eles têm meu respeito.